Uncategorized

Sorocaba adere ao “Dia D” contra a dengue e intensifica ações desta sexta-feira (1) – Noticias

Por: Évelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), aderiu à mobilização estadual “Dia D” contra a dengue, anunciada nesta semana pelo Governo do Estado de São Paulo. As ações para prevenção e controle de arboviroses, que perduram o ano todo, serão intensificadas pelas equipes de Zoonoses, nesta sexta-feira (1), em diversos pontos da cidade.

Somente neste ano, foram realizadas 45.958 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; houve 37 autuações; coleta de 129.290 kg de inservíveis, além de 20 atividades educativas para o público geral sobre o combate das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).

Com o rápido aumento de casos registrados neste ano em todo Brasil, a SES já vinha fortalecendo os trabalhos educativos nos bairros, de caráter preventivo, além de atividades de força-tarefa em toda a cidade. Além dos três caminhões disponibilizados diariamente para a retirada de materiais que possam acumular água, gerando potenciais criadouros do mosquito, a pasta municipal também realiza visitas de rotina às residências para orientações e aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”, quando há a constatação de algum caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e realiza a inspeção da área para tomar as devidas providências.

Confira os locais e as ações programadas para o “Dia D”, nesta sexta-feira (1):

Bloqueio de criadouros (visita a imóveis):
– Vila Jardini
– Júlio de Mesquita Filho
– Jardim Colorau
– Vila Barcelona
– Jardim Flamboyant
– Parque São Bento

Nebulização:
– Vila Jardini
– Vila Hortência
– Jardim Colorau
– Vila Barcelona
– Jardim Leocádia

Exposição de informações de combate as arboviroses:
– Praça Cel. Fernando Prestes

Intensificação de fiscalizações:
– Jardim Marli
– Parque Vitória Régia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *