A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), do Fundo das Nações para a Infância (Unicef) e o Governo de Minas Gerais, está iniciando a campanha “Um Trem para o Futuro”. Até 27/9, representantes escolares e educadores terão apoio da iniciativa para implementar os cursos livres do 1MiO, de forma a auxiliar os estudantes a pensarem seus projetos de vida e prepará-los para uma transição positiva da escola para o mundo do trabalho. Para acessar a campanha completa clique aqui.
Em 2024, a campanha “Um Trem para o Futuro” apresenta dois desafios para reconhecer o trabalho das comunidades escolares mais engajadas nas formações da iniciativa. Na modalidade “Estações das Habilidades”, abertas para todas as escolas de ensino médio, o foco é formar o maior número possível de estudantes em cursos livres por escola. As unidades escolares que certificarem o maior número de estudantes nos cursos livres do 1MiO serão reconhecidas pela iniciativa.
Já as escolas de Ensino Médio de Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), terão acesso a um desafio extra, o “Expresso para o Futuro”. Cada escola deve publicar no Instagram um vídeo (de até 1 minuto e 30 segundos) sobre as aspirações e demandas dos estudantes para pensar seus projetos de vida no mundo do trabalho e como a comunidade escolar pode apoiar nessa transição. Cada vídeo deve ser publicado com a hashtag #ExpressoParaOFuturo e inscrito pelo formulário disponível no regulamento do desafio. As comunidades escolares têm até o dia 27/9 para concorrer nas duas modalidades de desafios.
“Convidamos todos os estudantes a acessarem a plataforma, realizarem os cursos e se qualificarem. A campanha estimula o diálogo por meio da produção do vídeo sobre como a comunidade escolar pode ajudar nos projetos de vida em relação ao trabalho. Esperamos que todos possam participar, pois é uma grande oportunidade”, afirma a coordenadora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.
“Essa chance de aproximar as juventudes de Minas Gerais da Plataforma 1MiO é muito importante para nós. Trabalhamos para construir um ecossistema de formação profissional com cursos livres e oficinas de projeto de vida, cuidadosamente pensados para apoiar adolescentes e jovens nessa transição da escola para o mundo do trabalho”, explica a oficial do Unicef, Juliana Sartori.
As atividades da 1Mio são desenvolvidas em parceria com os estudantes público-alvo da iniciativa. “Toda essa campanha foi construída a partir de escutas com estudantes e educadores da rede pública, por isso consideramos fundamental reconhecer o engajamento das comunidades escolares que mais formarem jovens e se engajarem nas oficinas”, concluiu.
Além do reconhecimento para gestores escolares, educadores e estudantes, a iniciativa 1MiO tem trabalhado para gerar oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego formal junto a empresas parceiras do estado mineiro. Essa articulação do setor produtivo deve gerar oportunidades de emprego para adolescentes e jovens em todo o estado.
Sobre a 1Mio
O 1MiO é uma parceria entre as Nações Unidas, governos, empresas privadas e organizações civis que se unem com o objetivo de proporcionar a jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.
Em Minas Gerais, a iniciativa conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).