Curso de férias “Um dia de aventura no parque” tem início no Parque da Biquinha
Posted onAuthorAdminComentários desativados em Curso de férias “Um dia de aventura no parque” tem início no Parque da Biquinha
Fotos: Secom e Sema
Teve início, na manhã desta sexta-feira (12), o curso de férias “Um dia de aventura no parque”. A iniciativa reúne dezenas de crianças de 8 a 10 anos, no Parque da Biquinha, localizado no Jardim Emília. Em atividades lúdicas, como oficinas, trilhas e jogos cooperativos, o público infantil aprende mais sobre o tema “Conhecendo os Anfíbios”.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a programação gratuita acontece até este sábado (13), das 9h às 12h, voltado a essas mesmas crianças, porém, desta vez, com a participação de seus familiares.
O objetivo é proporcionar a elas um lazer educativo, estimulando uma infância saudável, o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente, além de envolver pais e responsáveis para que o conceito de lazer saudável seja incorporado nas famílias, proporcionando sensibilização e possíveis mudanças de hábitos nesse período de férias escolares.
As crianças têm a oportunidade de conhecer e aprender sobre a diversidade dos anfíbios, diferenciar as espécies, desmistificar lendas e crenças, reconhecendo assim o importante papel ecológico desses pequenos animais nas florestas e, principalmente, nas áreas urbanas.
Os anfíbios desempenham a função de manutenção dos ecossistemas saudáveis, porque são indicadores da qualidade ambiental, pois são sensíveis as mudanças no ambiente. Os sapos, rãs e pererecas (anfíbios anuros) controlarem as populações de insetos, como por exemplo o mosquito (Aedes aegypti) que transmite a dengue nas áreas urbanas, uma vez que eles se alimentam deles.
Para isso, neste primeiro dia, divididas em grupos, as crianças participaram de um bate-papo sobre o tema, quando puderam conferir material biológico e aprender características e diferenças entre as espécies, e caminharam por uma das trilhas do Parque da Biquinha, quando puderam confeccionar uma pulseira, utilizando elementos naturais, como folhas e flores, que encontraram pelo caminho. A programação também contou oficina do sapo/rã pula-pula e jogo cooperativo.
Neste primeiro dia, as crianças levaram materiais de higiene infantis (shampoo, sabonetes, escovas, pasta de dentes, entre outros), que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba, como parte da tarefa social do curso de férias.
O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações sobre este e outros cursos de férias da Sema podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].
$$ = $.noConflict();
var initPhotoSwipeFromDOM = function(gallerySelector) {
// parse slide data (url, title, size …) from DOM elements
// (children of gallerySelector)
var parseThumbnailElements = function(el) {
var thumbElements = el.childNodes,
numNodes = thumbElements.length,
items = [],
figureEl,
childElements,
linkEl,
size,
item;
for(var i = 0; i < numNodes; i++) {
figureEl = thumbElements[i]; //
Cadastro vai até 31 de março para atletas de escolas públicas e particulares de São Paulo
Estão abertas as inscrições para a etapa paralímpica dos Jogos Escolares do Estado (JEESP). Até 31 de março, estudantes com deficiência matriculados em unidades da rede pública (municipal e estadual) […]
Os contribuintes de ICMS de Mato Grosso do Sul podem regularizar os débitos referentes ao ICMS sem sair do conforto da sua casa. Isso porque, o Governo do Mato Grosso do Sul disponibiliza a ferramenta ‘autoparcelamento eletrônico de débito fiscal’. Por meio da plataforma é possível parcelar débitos referentes ao ICMS, desde que não estejam […]
Começou nesta segunda-feira (4), o Programa de Regularização Fiscal (Refis), que permite aos contribuintes de Campo Grande a negociação de débitos junto à Prefeitura, com descontos de até 80% sobre acréscimos, incluindo juros e multas. O programa se estende até 6 de dezembro. Podem ser negociadas tanto dívidas tributárias quanto não tributárias, inscritas ou não […]