Ícone do site O CORREIO DO POVO

Agência Minas Gerais | Mais Acesso: Governo reúne profissionais de saúde para discutir estratégias de melhoria e ampliação do acesso das pessoas ao SUS

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) concluiu, nesta sexta-feira (11/10), o evento Mais Acesso. Em dois dias, a iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica (Inaff), partiu da necessidade de evidenciar a importância do empenho coletivo e individual, e da melhoria dos processos de trabalho para ampliar a utilização dos serviços pela população. 

A abertura do evento contou com a participação da subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Juliana Ávila, da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Castro, do subsecretário de Regionalização, Renan Oliveira, e da chefe de gabinete da SES-MG, Marina Cury. 

“Tivemos a honra de contar com a participação de mais duas subsecretarias, de Gestão Regional e de Redes de Atenção à Saúde, pois são as áreas de maior interface e sabemos que a SES só funciona quando todos os atores estão em diálogo e trabalhando em conjunto para subsidiar a formulação de políticas e atuar na execução de algumas delas”, destacou Juliana Ávila.

“Atualmente, temos quase 350 pessoas vinculadas à subsecretaria e esse espelhamento em nível regional chega a 1,2 mil pessoas. Precisamos que todos estejam alinhados com a mesma definição do que é o acesso à saúde, qual é o nosso propósito e de que forma podemos atuar para tornar esse acesso real”, explicou a subsecretária.

Em foco

O primeiro dia abriu espaço para abordar os principais desafios encontrados pelos usuários para acessar os serviços do SUS, entre eles os relativos a integralidade da assistência, à organização do fluxo de atendimento e à comunicação, enfrentados por todos os atores atuantes na construção do acesso – dos entes federados aos profissionais que atuam na ponta, como também pelo próprio usuário.

Já nesta sexta-feira, último dia do evento, foram abordadas as estratégias para promover inovação em saúde e foram apresentadas as diretrizes para o Planejamento Tático da Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde para 2024 e 2025, entre outros projetos internos. 

Confira outros detalhes e depoimentos clicando aqui.

Mais Acesso

O Maiss Acesso reuniu equipes de acesso a insumos e serviços de saúde, incluindo representantes do nível central e regional da SES-MG, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), e do Ministério da Saúde.  

Uma das propostas foi, justamente, reforçar premissas do Sistema Único de Saúde (SUS) para tornar o acesso aos serviços cada vez mais universal para as pessoas, além de promover a integração da rede e avançar na comunicação com os usuários.

Sair da versão mobile