Ícone do site O CORREIO DO POVO

Bônus Moradia realiza sonhos e facilita acesso a casa própria para milhares de famílias em MS

Realizar o sonho da casa própria e levar dignidade para milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. Esta missão está sendo cumprida pelo Governo do Estado, por meio do programa ‘Bônus Moradia’. Ele facilita a compra do imóvel, garantindo um subsídio de até R$ 32 mil, que será usado para pagar a entrada (imóvel).

Organizado e executado pela Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), o programa já está no segundo ano e tem na nova edição o seu financiamento apoiado pelas emendas da bancada federal do Mato Grosso do Sul. Parceria que traz benefícios diretos à população.

Bônus Moradia ajuda famílias a ter acesso a casa própria (Foto: Divulgação)

Ábila Karoline Teixeira, de 21 anos, foi uma das contempladas com o benefício. Ela vai conseguir realizar seu sonho. “Durante muito tempo, a ideia de adquirir um imóvel parecia distante, principalmente por causa da entrada, que muitas vezes é uma barreira para quem, assim como eu, quer sair do aluguel e investir em algo próprio. No meu caso, esse era o principal obstáculo. O programa facilitou justamente essa parte, oferecendo 100% de financiamento”.

Ela contou que sem esta exigência (entrada), conseguiu se organizar financeiramente, para adquirir seu imóvel. “Essa ajuda foi crucial, pois muitas vezes a entrada de um imóvel consome uma boa parte das economias, o que acaba adiando ou até impossibilitando a compra. Com o financiamento completo, tive mais tranquilidade para focar em outros detalhes da mudança e da nova fase da minha vida”.

O seu novo apartamento será no bairro Centenário, região sul da cidade. “Hoje, eu sinto que estou muito mais próxima de viver em minha casa própria, algo que sempre desejei, mas que parecia impossível até ter conhecimento dessa solução. Estou muito feliz e ansiosa para, em breve, chamar meu apartamento de meu”, completou.

Eliane vai morar com seu filho em apartamento nas Moreninhas 

Mesma alegria de Eliane Silvério Nogueira, que vai ganhar sua casa nova na região das Moreninhas. Ela já assinou o contrato para o novo condomínio que está sendo construído no bairro. “Fui assinar o contrato para meu imóvel na Caixa Econômica Federal quando me avisaram do programa e como ele poderia me ajudar. Fui aprovada e a entrada do apartamento vai ficar bem mais barata. Terá uma redação muito grande no valor”.

Agora vive a expectativa para entrar na nova residência. “Hoje moro em uma casa cedida por familiares no bairro Estrela do Sul. Quando estiver pronto vou mudar pra lá com meu filho de 16 anos. Estou muito feliz”.

O programa também chega para quem quer começar a seguir os próximos passos sozinho. “Hoje moro com meus pais e esta nova casa vai ser um salto gigante para mim. Estava procurando (imóvel), quando me falaram do programa e como eu poderia participar. Ele me ajudou muito na entrada da casa, vai ficar barato e dentro das minhas condições, será uma nova fase da minha vida”.

Feirão MS Moradia apresentou programa para muitas famílias

Ajuda importante

O Bônus Moradia foi criado pelo Governo do Estado para auxiliar e ajudar o cidadão a comprar a casa própria financiada, que esteja disponível no mercado de imóveis, disponibilizando um subsídio de até R$ 32 mil, para o pagamento da entrada.

O beneficiado precisa estar inscrito na Agehab, não possuir casa própria e não ter sido beneficiado em outro programa habitacional. Depois deve passar pela aprovação da instituição financeira, assim como se enquadrar nos critérios definidos pelo programa.

A primeira fase do programa já contemplou mais de 1,8 mil famílias. Já na etapa ‘Bônus Moradia Emendas’, que começou em junho de 2024, quase 200 contratos foram assinados na nova modalidade.

Governador com beneficiário ao lado da secretária Maria do Carmo Avesani

“Muitas vezes falta este valor da entrada para as pessoas, é justamente nesta etapa que o Estado participa diretamente para viabilizar a compra do imóvel. Assim criamos as condições para estas famílias realizarem o sonho da casa própria. Este é o nosso desafio de ter uma gestão próspera e inclusiva”, comenta o governador Eduardo Riedel.

Já a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, destacou que esta iniciativa inédita facilita o acesso a casa própria, porque muitas vezes as famílias têm condições de pagar a prestação do imóvel, mas não dispõe do valor da entrada.

“Quando vai se comprar uma casa existe o grande problema que é o pagamento da entrada. A pessoa entra no site da Agehab e se cadastra dentro do programa. Lá ela vai encontrar os empreendimentos disponíveis, escolher o que melhor atende, e fazer a sua compra após passar pela análise da Caixa Econômica”, descreveu Avesani.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto da capa: Divulgação/Agehab (Ábila Karoline assinando contrato)

Sair da versão mobile