Ícone do site O CORREIO DO POVO

Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital

Mais um importante passo foi dado rumo à ampliação e fortalecimento da rede de saúde em Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), inaugurou nesta terça-feira (17), 10 novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos –  na unidade centro – em Campo Grande. A iniciativa visa atender à crescente demanda por serviços de saúde na Capital, reforçando o compromisso com a assistência de qualidade à população.

Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa e o diretor do HAP, Everton Martin

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou a importância desta colaboração e reforçou que os investimentos em infraestrutura são parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer o sistema de saúde, garantindo que todos tenham acesso a serviços de qualidade.

“Acreditamos que a parceria com o Hospital do Pênfigo é extremamente benéfica. A disponibilidade adicional de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria, tem sido fundamental para atender a alta demanda por internações. Essa parceria, que já vinha sendo construída, foi agora ampliada de forma significativa, o que nos permite desafogar o sistema hospitalar não só de Campo Grande, mas de todo o Estado”, enfatizou.

Na avaliação do secretário estadual de Saúde, para 2025 é prevista uma expansão ainda maior dessa parceria, incluindo a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, especialmente na área de ortopedia, que enfrenta uma demanda crescente. “A inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital do Pênfigo será um marco importante para a realização desses procedimentos. A estrutura do hospital é excelente e demonstra um grande compromisso com a qualidade do atendimento. Acreditamos que, com a manutenção desse padrão, a parceria entre nossas instituições continuará a crescer e a beneficiar a população”, disse o secretário.

O novo espaço do CTI será equipado com tecnologia de ponta e contará com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, pronta para oferecer cuidados intensivos e suporte a pacientes que demandam atendimento especializado. A ampliação dos leitos também permitirá uma melhor gestão de casos complexos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência no atendimento.

“O HAP reafirma sua parceria com o poder público ao disponibilizar, a partir de hoje, mais 10 leitos de CTI e 20 leitos clínicos adicionais contratualizados com a SES. Essa iniciativa reforça a vocação assistencial da instituição, que é trabalhar sempre com foco no cuidado e no bem-estar dos pacientes. Como hospital filantrópico, nosso compromisso com o atendimento pelo SUS é permanente, reconhecendo a alta e constante demanda por leitos na Capital. Essa parceria surge, justamente, para suprir essa necessidade, garantindo que a população tenha acesso ao atendimento hospitalar de qualidade”, afirmou Everton Martin, diretor do Hospital Adventista do Pênfigo.

A parceria entre o Governo MS e o HAP iniciou em setembro de 2024, com a abertura de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos na unidade Centro. Em resposta à alta demanda do setor e a disponibilidade para ampliação do atendimento, um aditivo no contrato foi feito em dezembro, permitindo a expansão para mais 10 leitos de CTI e outros 20 leitos clínicos que estão no processo de adequação para entrar em funcionamento. Para isso, a instituição está finalizando o processo de contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, que irão integrar a equipe responsável pelo atendimento.

O contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Adventista do Pênfigo tem vigência inicial de um ano, com possibilidade de renovação a partir de dezembro de 2025. Essa parceria público-privada tem como objetivo oferecer uma estrutura robusta e atendimento de excelência aos moradores do Estado, contribuindo significativamente para o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul.

Helton Davis, comunicação SES
Fotos: Helton Davis

Sair da versão mobile