Ícone do site O CORREIO DO POVO

Prefeita Adriane Lopes é reeleita presidente do Consórcio Central MS para o biênio 2025-2026 – CGNotícias

Na manhã desta terça-feira (19), foi realizada a assembleia ordinária do Consórcio Central MS, que integra os municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Jaraguari. A reunião teve como pauta a aprovação das contas de 2024, a formalização de contratos de programas, a discussão e aprovação das diretrizes orçamentárias, além da eleição do presidente e vice-presidente para o biênio 2025-2026, nomeação do diretor-executivo e a apresentação de projetos e metas para 2025.

Reeleita para a presidência do Consórcio, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional e destacou a relevância do trabalho realizado pela instituição, especialmente nos últimos dois anos. “Este consórcio é uma ferramenta essencial para a busca contínua de melhorias aos munícipes. Nossa gestão tem como norte a justiça, a equidade e a transparência, e o Consórcio Central MS vem se consolidando como uma referência, ampliando oportunidades de crescimento e avanços para os municípios envolvidos”, afirmou a prefeita.

Instituído em janeiro de 2023, o Consórcio Central MS tem como objetivo fortalecer a execução dos serviços públicos e agilizar a aquisição de bens que promovam geração de empregos, riqueza e desenvolvimento sustentável para as cidades participantes. Para a Prefeitura de Campo Grande, o consórcio tem sido uma plataforma estratégica, permitindo ações conjuntas que beneficiam diretamente a população.

O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, ressaltou os avanços nos primeiros anos de trabalhos e a importância de deixar um legado através das parcerias firmadas. “Conheço alguns consórcios que em quinze, vinte anos, não avançaram e não conseguiram a estrutura que alcançamos aqui em pouco menos de 2 anos, tanto na parte burocrática quanto pelas conquistas físicas e isso é fundamental, aponta que estamos no caminho certo. Tudo isso se traduz em crescimento para os municípios”, disse.

O prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wladimir de Souza Volk, também fez um balanço sobre a atuação do Consórcio nessa primeira gestão. “Estou muito feliz por fazer parte desse início de trajetória e acredito que nesta próxima gestão seguiremos avançando e proporcionando isso não só às nossas cidades, mas também a toda a nossa região”, frisou.

Conforme o diretor-executivo, Vanderlei Bispo, exemplos desses avanços são a implementação do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) a nível de Consórcio e aquisição da usina de pavimentação asfáltica. “Além da usina de pavimentação asfáltica que está apta para operar com capacidade para produzir 120 toneladas/hora, proporcionando economia considerável aos cofres públicos das cidades que fazem parte do Consórcio, o SIM foi um marco para a região e, graças a este importante passo, já começamos a trabalhar para, tão logo, recebermos o reconhecimento à equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), ampliando para todo o território nacional as possibilidades dos produtores da região”.


Diretoria-Executiva Biênio 2025-2026

Por aclamação, já com a presença dos prefeitos de Sidrolândia e Jaraguari eleitos no pleito de 2024, os representantes dos municípios membros do Consórcio definiram a diretoria-executiva para o biênio 2025-2026, do seguinte modo:

Presidente: Prefeita Adriane Barbosa Nogueira Lopes – Campo Grande

1° Vice-presidente: Prefeito Henrique Wancura Budke – Terenos

2° Vice-presidente: Prefeito Wladimir de Souza Volk – Dois Irmãos do Buriti.

Diretor-Executivo: Vanderlei Bispo de Oliveira

Conselho Fiscal do Consórcio Central-MS

Presidente: Prefeito Rodrigo Basso Sidrolândia

Vice-presidente – Prefeito Cláudio Ferreira da Silva – Jaraguari

Titular – Vereador Eder de Aguiar Viana – Dois Irmãos do Buriti

1° Suplente: Vereador Arnaldo Glagau – Terenos

2 Suplente:  Aureo Vilela – Jaraguari

3° Suplente: Vereadora Shirlei Picosso Basso – Sidrolândia

A composição da nova diretoria-executiva passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.

Sair da versão mobile