Uncategorized

Cícero Lucena celebra avanços na educação de João Pessoa durante posse da comissão de lideranças estudantis e premiação da CGU

Em uma grande celebração da educação municipal — marcada pela posse da Comissão Municipal de Lideranças Estudantis e pela premiação de alunos vencedores do concurso de desenho da Controladoria-Geral da União (CGU) — o prefeito Cícero Lucena destacou, nesta segunda-feira (18), os avanços do ensino em João Pessoa desde 2021, impulsionados por um novo modelo educacional. A iniciativa, segundo ele, fortalece o protagonismo dos alunos, aliado à tecnologia e a programas pedagógicos voltados para a formação cidadã.

A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde Cícero Lucena também participou da entrega das premiações. Os alunos vencedores receberam iPad, celular, certificado, troféu e kit de desenho. Já a Comissão de Lideranças Estudantis terá o papel de articular ações, promover o diálogo entre os estudantes e o poder público e potencializar a escuta ativa das demandas dos alunos nas políticas educacionais.

“Diariamente buscamos a excelência em nossa educação. Celebramos os avanços impulsionados pela Prefeitura, com a reestruturação física das escolas, a qualificação e o aprimoramento dos profissionais da educação, aos quais somos profundamente gratos. A educação de João Pessoa se destaca e faz a diferença. Nossa meta é oferecer uma educação pública de qualidade, equiparando-a, ou até mesmo superando, o padrão das melhores escolas particulares”, afirmou o prefeito.

Lideranças estudantis – A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, ressaltou que a posse da comissão representa um marco para a participação democrática nas escolas e na gestão educacional do Município. “Ao reconhecer e valorizar o protagonismo estudantil, essa iniciativa contribui para a formação de estudantes mais críticos, engajados e conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além disso, celebramos o destaque da rede municipal na premiação da CGU”, destacou.

Concurso de Desenho da CGU – Em sua 13ª edição, o concurso nacional envolve alunos em categorias como Redação e Desenho. João Pessoa foi premiada com estudantes de três escolas municipais, representando turmas do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental I. “Os alunos desenvolveram trabalhos sobre o tema Cidadania Digital: Acesso à Educação para a Democracia, refletindo o trabalho realizado pelos professores ao longo de 2024”, explicou Rodrigo Márcio Medeiros Paiva, superintendente da Controladoria-Geral da União.

Vencedores – Os alunos premiados foram:

Stherfany Sophia de Jesus Mendes Vieira, da Escola Ana Nery, orientada pelo professor Adeilson França de Moura;

Everton Vitor Dantas da Silva, da Escola Afonso Pereira, orientado pela professora Rafaela de Sá Furtado;

Alejandra Franco Borba, da Escola Lions Tambaú, orientada pela professora Francisca Nunes de Arruda.

Protagonismo estudantil – Representando a comissão recém-empossada, a estudante Maria Luiza Balbino, da Escola José de Barros Moreira, destacou a importância da iniciativa. “Este é um marco para a participação ativa dos jovens na construção de uma educação mais democrática, inclusiva e representativa. O trabalho desta comissão deve ser pautado em valores como diálogo, respeito, responsabilidade e solidariedade”, afirmou a estudante.