Com equipes próprias e de empresas terceirizadas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) está intensificando os trabalhos de zeladoria, realizando serviços como roçada, limpeza, podas e remoção de árvores, desobstrução e manutenção de bocas de lobo e manutenção de vias não pavimentadas.
Muitas das ações têm caráter preventivo, especialmente com a proximidade do período de chuvas, como a desobstrução e reparos em bocas de lobo e a remoção de árvores que estão dentro do córrego Segredo, que corta a cidade no sentido Norte/Sul. As equipes estão fazendo a roçada, poda e limpeza da Avenida Ernesto Geisel e também o corte de árvores e retirada de resíduos, como galhos trazidos pelas enxurradas que estão no canal do córrego.
Nos bairros, o trabalho de cascalhamento e patrolamento de ruas e avenidas segue a pleno vapor e, em locais como no Portal da Lagoa, foi feita também a limpeza do canal por onde corre a água da chuva, para evitar alagamentos. Nesta semana, na Região Urbana Imbirussu, entre as comunidades atendidas estão as do Nova Campo Grande e Jardim Carioca. Na Região Urbana Lagoa, estão sendo atendidos os bairros Oliveira II e Aquarius; na Região Urbana do Prosa, o Jardim Noroeste; na RU do Segredo, equipes trabalham no Jardim Columbia; e no RU Bandeira, no Nova Jerusalém.
A secretaria coordena também os trabalhos na Orla Ferroviária, com roçada, limpeza e poda de árvores, e em algumas regiões, como no Parque das Águas e na Avenida Afonso Pena, além da limpeza e capina, está sendo feito o combate aos formigueiros. Mais uma vez, a Sisep esteve no bairro Coophavila II para fazer a limpeza de área de descarte irregular de resíduos.
A Secretaria vem intensificando também os reparos e limpezas de bocas de lobo e bueiros, e entre os locais atendidos estão pontos das ruas Barão de Itapary, Dom Antônio Barbosa, Emília Teodora de Souza, Delmiro Gouveia, Avenida Duque de Caxias, Avenida das Bandeiras, ruas Piriá, Parecis, Spipe Calarge, Júlia Maksoud, Dona Idalina, Dom Henrique, Antônio Teodorowick, Vitória Zeola, Amazonas, Avenida Costa e Silva, Rua Filomena Segundo do Nascimento, Catumbi, entre outros.
As equipes de iluminação pública também trabalham duro para colocar em dia os atendimentos das solicitações recebidas pelos canais 156 e pela Plataforma Fala Campo Grande. Nesta semana, além dos reparos nas luminárias com problemas, foi preciso fazer a substituição de fios furtados na Avenida Fábio Zahran, na região entre a Avenida Costa e Silva e a Praça do Preto Velho. Detectado o problema durante a noite de terça-feira, no final da manhã de quarta-feira, o problema foi resolvido e o sistema de iluminação pública restabelecido.