Uncategorized

Prefeitura irá realizar manutenção da obra ‘A Pedra do Reino’, no Parque Solon de Lucena

O monumento ‘A Pedra do Reino’, exposto para visitação no Parque Solon de Lucena, Centro da Capital, vai passar por um processo de manutenção, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope) e da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sesuz). Na manhã desta quinta-feira (11), representantes das duas pastas fizeram, junto com o artista visual Miguel dos Santos, autor da obra, uma vistoria para avaliar as condições da escultura e definir como será feito o trabalho.

“Nós estamos empreendendo um conjunto de ações no sentido de promovermos o cuidado e a manutenção de obras públicas na cidade, sobretudo, em nosso Centro Histórico. Hoje visitamos o monumento A Pedra do Reino, junto com Miguel dos Santos, para identificarmos os cuidados que aquela obra precisa como limpeza, retirada de pequenas plantas que foram crescendo ao longo do tempo, fazermos adequações no sistema de iluminação”, explicou Marcus Alves, diretor da Funjope.

A Sesuz irá fazer um relatório para iniciar as ações de zeladoria e intensificação dos cuidados com a obra, que é extremamente importante para a cidade e para o conjunto arquitetônico do Parque Solon de Lucena. “Fico muito contente e agradeço ao secretário Rinaldo Maranhão e toda sua equipe pela delicadeza e todo o cuidado que estão tendo e, sobretudo, ao próprio artista. É um momento único que estamos vivendo e poder contar com o olhar atento, cuidadoso e delicado do próprio artista com sua obra é fundamental”, acrescentou Marcus Alves.

“Os técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria coletaram informações para logo, em breve, apresentar um plano de trabalho”, resumiu o secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Rinaldo Maranhão.

O artista visual Miguel dos Santos, autor da obra, observou que o trabalho de manutenção é necessário. “A peça era para ter como cortina de fundo a fonte da Lagoa, mas agora, com a Funjope, o que a gente quer é dar à obra o que ela merece, uma iluminação profissional e manutenção. Estou pronto a colaborar, porque é um monumento de importância enorme”, observou.

Obra – O monumento ‘A Pedra do Reino’ foi inaugurado em 2009, com a presença do escritor pessoense Ariano Suassuna, autor do romance homônimo. A escultura é feita de cerâmica, aço e concreto e tem cerca de oito metros e cinquenta centímetros de altura.

Em seu topo, há dois rostos, um voltado para a região do Sertão, que retrata Ariano Suassuna, e o outro em direção ao mar, cuja figura é a de João Suassuna, pai de Ariano e também ex-presidente da Paraíba, cargo que hoje é intitulado de governador.