Uncategorized

Atlas Filipeia se consolida no campo da tecnologia e transparência e deve atingir um milhão de acessos

O Atlas Filipeia – Mapas da Cidade, portal de informações geográficas da Prefeitura de João Pessoa, registra por dia cerca de 3 mil acessos com expectativa de ultrapassar um milhão até o final deste ano, consolidando-se como uma das iniciativas mais relevantes da gestão municipal no campo da tecnologia e da transparência. Além de disponibilizar mapas estatísticos em PDF, arquivos para download e mapas históricos que permitem acompanhar a evolução urbana da Capital, o Atlas Filipeia tem como destaque o SigWeb, um sistema dinâmico e interativo.

“À primeira vista pode parecer uma ferramenta complexa, mas a ideia é justamente o contrário: facilitar a interação do usuário. A nova versão lançada recentemente permite que, com poucos cliques, o usuário visualize e extraia as informações que precisa. O Atlas Filipeia vem transformando o acesso à informação em João Pessoa”, afirma Carlos Ribeiro, diretor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Um dos ganhos para a população foi a criação do SigWeb, que é um sistema dinâmico e interativo. “Por meio dele, o usuário pode ligar e desligar camadas de informação conforme seu interesse, descobrindo, por exemplo, o zoneamento de determinada área, a proximidade de equipamentos públicos, como escolas, hospitais, USFs ou se existem restrições ambientais no local”, explicou o diretor.

Carlos Ribeiro disse ainda que o Filipeia é mais do que um repositório de dados. “O sistema funciona como um atlas digital, disponibilizando informações que antes só podiam ser acessadas mediante requerimentos formais e atendimento presencial. A ideia é tornar públicas informações que anteriormente o cidadão só tinha acesso através de pedidos ou requerimentos”.

Segundo ele, o público do Atlas Filipeia é amplo. Os acessos diários são realizados, em geral, por profissionais como arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos, professores e estudantes. Mas a plataforma também é utilizada diariamente por analistas, servidores, funcionários de cartório e outros profissionais que precisam de respaldo técnico para suas decisões.

Um exemplo de como o sistema revolucionou o acesso da população, citado pelo diretor, inclui o chamado Overlay, que é um mapa de quadra fundamental para análises fundiárias urbanas da cidade. “O Overlay é um mapa detalhado em nível de quadra, que traz dados como números de lotes, informações sobre dimensões, códigos de quadra e de bairro/setor. Esses números são uma espécie de CPF que identifica de forma única cada imóvel na cidade”, relatou.

Somente essa mudança com o acesso ao Overlay representou economia e eficiência para os serviços da Prefeitura de João Pessoa. Seu impacto pode ser medido na prática. “Antes, apenas para consultas de Overlay, alguns setores da prefeitura chegavam a gastar mais de três resmas de papel por semana com impressões. Hoje, todo esse processo é digital, acessível pela internet, sem a necessidade de deslocamento até o Centro Administrativo Municipal”, comemora.

Outra informação bastante acessada pela população é o Inventário de Pavimentação, que permite que o cidadão tenha acesso a situação de cada rua da cidade com relação ao pavimento, se é em asfalto, paralelepípedo, ou se está, ainda, sem pavimentação, sendo possível acompanhar a execução de projetos em andamento.

Acessível – O acesso ao Atlas Filipeia é compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, navegando por via computador, tablet ou celular por meio do endereço: filipeia.joaopessoa.pb.gov.br. Nele, a população tem acesso a um resumo da origem, da extensão, estrutura e da população de cada bairro, além de documentos e serviços públicos.