7 de outubro de 2025
13:45
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/Semul
Com o propósito de oferecer um espaço de acolhimento e escuta para mulheres que passaram por luto materno, o Projeto Pérolas foi criado pela Secretaria da Mulher (Semul) e teve seu primeiro encontro realizado no mês de agosto. Agora, no primeiro sábado de outubro (4), aconteceu o terceiro encontro do grupo, reunindo mulheres para esse compartilhamento de relatos e atenção mútua. E outubro é reconhecido, mundialmente, como o mês de conscientização e sensibilização sobre a perda gestacional, tanto neonatal quanto infantil.
O tema foi conduzido com muita delicadeza e cuidado, pela convidada Amanda Rúbio, que é terapeuta e consteladora familiar. Ela abordou o luto sob essa perspectiva e passou alguns exercícios propondo ressignificar essa perda, olhando para o processo com gratidão e buscando seguir em frente. A reunião também contou com o suporte da psicóloga Keren Amaral e da psicóloga Giulia Guillen, da Ofebas, empresa que proporcionou apoio institucional ao encontro.
A ação contou, ainda, com a apresentação do músico, cantor e compositor Mateus Vinícius, de Minas Gerais, que comoveu as participantes com intervenções musicais de grande sensibilidade.
“Esse projeto tem se mostrado de grande valor para mulheres que estão passando ou já passaram pela dor da perda de um filho ou filha, proporcionando um espaço para a livre expressão de sentimentos, cuidado e acolhimento”, resume a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.
A Secretaria da Mulher vem realizando esses encontros mensalmente, abrindo a possibilidade para mais mulheres que vivenciem situação semelhante possam participar. A Secretaria da Mulher está localizada na Av. Ruldolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3218-6129.