Uncategorized

Programa ‘Remédio em Casa’ segue atendendo e trazendo facilidade à população de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP), segue com um dos programas de maior destaque para a população da Capital. Trata-se do ‘Remédio em Casa’, um projeto que garante, desde 2021, a entrega em domicílio de medicamentos para pacientes com hipertensão e diabetes.

“Esse projeto é de extrema importância para população, pois além de receber os medicamentos em casa, incentiva a busca pela equipe de saúde da família para fazer o acompanhamento regular da comorbidade, já que é necessário a renovação a cada seis meses. Ou seja, para além do acesso aos medicamentos, o programa é integrado diretamente com os profissionais da atenção básica, principalmente os farmacêuticos, tendo em vista o cuidado da população.”, destacou o farmacêutico Tássio Macedo, coordenador do programa Remédio em Casa.

O programa foi criado objetivando beneficiar pacientes hipertensos e diabéticos, com idade mínima de 60 anos e/ou acamados de qualquer idade que apresentem laudo médico, com a entrega de medicamentos em suas casas. Só que no início de 2025, tendo em vista a ampliação do programa, a idade mínima passou a ser de 50 anos.

Alguns usuários do programa, como é o caso de dona Lúcia de Fátima, de 65 anos, atendida pela USF do Grotão, destaca a comodidade que a iniciativa traz para a sua vida. “Agradeço demais por estar recebendo a medicação em casa, pois já estou com 65 anos e isso evita que eu fique acordando cedo e me deslocando, porque, graças a Deus, o motoqueiro vem deixar na porta da minha casa. E eu só preciso me deslocar para a unidade [de Saúde] somente quando preciso pegar a receita, que tem validade de seis meses”, comemorou.

Para Maria Aparecida, filha de Maria de Lurdes e Jurandir Melo, o programa chegou na hora certa. “Me ajudou bastante, pois todo mês eu tinha dificuldade de levar meus pais, que são idosos, pagar carro para ir na farmácia. Às vezes meu pai não queria ir, ficando tudo muito difícil me deslocar com os dois. Até que veio esse programa e acabou toda essa dificuldade, pois o remédio agora vem todo mês e em boa hora”, exaltou.

Estratégia – O programa tem como estratégia garantir o acesso e proporcionar a adesão ao tratamento de hipertensos e diabéticos, na qual cerca de oito mil pessoas já foram beneficiadas, obtendo um total de cerca de 107.646 dispensações, desde a implantação do programa. O ‘Remédio em Casa’ conta com um total de 22 medicamentos disponíveis, sendo distribuídos nas seguintes classes terapêuticas: anti-hipertensivos, antilipêmicos, antitrombóticos e hipoglicemiantes orais.

Como funciona – A quantidade de medicamentos dispensados para cada usuário e a entrega nas suas casas corresponde ao tratamento de 60 dias, considerando a posologia prescrita. Ou seja, o usuário recebe o medicamento para o tratamento em casa a cada 2 meses e a entrega é realizada por um motoboy.

Os pontos de cadastramento são as próprias unidades de saúde da família (USF), assim como profissionais da equipe de saúde da família, aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e também na Farmácia Container, que fica ao lado do Equilíbrio do Ser, no bairro Bancários. Neste último ponto, o horário estendido é das 8h às 20h, nos dias úteis de segunda a sexta-feira.

Documentação – Para ter acesso aos benefícios do programa ‘Remédio em Casa’, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, Cartão SUS e receita médica. A atualização e renovação das receitas devem acontecer a cada seis meses e os pontos para solicitar a atualização cadastral são os mesmos de realização de cadastro – USF mais próxima de casa, Farmácia Container e o aplicativo.