14 de fevereiro de 2026
13:23
Por: Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), orienta a população a redobrar a atenção na hora de comprar e consumir bebidas alcoólicas. O cuidado, nestes dias de festividade do Carnaval, pode evitar o contato com produtos possivelmente corrompidos, que possam causar intoxicações graves e potencialmente fatais.
Ao adquirir qualquer produto, dê preferência às bebidas lacradas de fabricantes legalizados, adquiridos em estabelecimentos de confiança. Além da presença do selo fiscal, é importante garantir que o rótulo e o lacre de segurança estejam em bom estado, isso evita o consumo de bebidas alcoólicas clandestinas ou de procedência duvidosa.
Nesse sentido, é importante que a população fique atenta aos sinais e sintomas de intoxicação por metanol, após ingerir bebidas alcoólicas, que diferem daqueles relacionados ao consumo excessivo de álcool habitual, como dor de cabeça, náuseas, fadiga, sede e fraqueza.
A intoxicação por ingestão de metanol se manifesta em até seis horas após o consumo, por sonolência, falta de coordenação motora, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, aceleração dos batimentos cardíacos e pressão baixa. De 6h a 24 horas após a ingestão, pode haver evolução para visão turva, sensibilidade excessiva à luz, pontos pretos no campo visual, flashes visuais, dilatação da pupila e perda da visão das cores. Em casos mais graves, pode ocorrer cegueira completa irreversível, insuficiência renal, tremores, rigidez muscular, lentidão e redução da amplitude dos movimentos, convulsões e coma.
Segundo a SES, ao iniciar qualquer um desses sinais e sintomas após consumo de bebidas alcoólicas, como gin, whisky, vodka, entre outras bebidas similares, normalmente servidas em drinks, os munícipes devem procurar imediatamente um serviço médico, relatando o consumo da bebida.
Os equipamentos de saúde municipais são orientados quanto à oportuna abordagem e identificação de pacientes potencialmente intoxicados por metanol por consumo de bebidas alcoólicas. Aliás, os profissionais da área estão orientados sobre como proceder no diagnóstico e conduta clínica dos pacientes suspeitos de intoxicação por ingestão de metanol. Os eventuais pacientes intoxicados podem informar a bebida alcoólica consumida, o local de aquisição ou ingestão da mesma, além de outras pessoas que também tenham ingerido.
