Ícone do site O CORREIO DO POVO

Cidade do Forró segue aberta até terça-feira e se consolida como novo atrativo cultural de João Pessoa

A Cidade do Forró, novidade que estreou em 2026 junto com o Festival Forró Verão, segue aberta à visitação até a próxima terça-feira (17), encerrando sua programação no dia de Carnaval. Localizada na Orla de João Pessoa, entre Cabo Branco e Tambaú, nas proximidades do Busto de Tamandaré, a estrutura se consolidou como um dos principais atrativos culturais da alta estação, reunindo moradores e, principalmente, turistas que visitam a capital paraibana.

O sucesso de público superou as expectativas iniciais e motivou a ampliação do período de funcionamento do espaço, que inicialmente permaneceria aberto apenas durante o Festival Forró Verão, realizado entre os dias 03 e 31 de janeiro. A Cidade do Forró integra a programação cultural promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em uma parceria público-privada. O espaço foi concebido como um ambiente voltado à economia criativa, reunindo música, gastronomia, artesanato e memória cultural nordestina em um mesmo circuito de visitação.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a permanência da Cidade do Forró até o Carnaval está diretamente ligada ao êxito do Festival Forró Verão, que chegou ao seu terceiro ano consecutivo. “O Festival Forró Verão foi um sucesso pleno. Tanto eu quanto o prefeito Cícero Lucena temos a responsabilidade e a consciência do valor do Forró Verão para o desenvolvimento da economia criativa da cidade de João Pessoa. O festival mobiliza uma rede produtiva muito intensa em torno dos hotéis, bares, restaurantes, aplicativos de carros e taxistas, todos são beneficiados”, destacou.

Segundo ele, a Cidade do Forró é parte fundamental desse processo. “E, evidentemente, a Cidade do Forró, que está diretamente vinculada ao Festival Forró Verão, também é parte desse sucesso. Por isso, nós avaliamos a necessidade e a pertinência de mantê-la aberta ao público até o final do Carnaval, na terça-feira. Assim, ofertamos à cidade de João Pessoa mais essa possibilidade de entretenimento e diversão em torno da cultura do forró, agora associada também ao espírito do Carnaval”, frisou Marcus Alves.

Segundo o empresário Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e Cultura, responsável pelo projeto, a decisão de estender a visitação foi resultado de uma forte demanda do público e do setor turístico. “Na realidade, a Cidade do Forró é um equipamento que está em João Pessoa, mas que veio para rodar o Brasil. Essa experiência aqui ultrapassou todas as nossas expectativas de público e de visitação. Foi uma experiência realmente muito positiva”, afirmou.

De acordo com Jomário, a alta ocupação da rede hoteleira e os pedidos feitos por agentes do turismo foram determinantes. “A previsão era ficar só durante o período do Festival Forró Verão, mas demos essa esticada devido à procura da rede hoteleira, que está na alta estação, com tudo lotado. Houve até esse pedido da parte turística para permanecer a estrutura montada por mais um tempo”, explicou. Ele acrescentou que pesquisas realizadas no local apontaram que cerca de 70% do público visitante é formado por turistas. “É o turista que está lá dentro”, reforçou.

Cidade cenográfica – Com vista privilegiada para o mar, ao entrar na Cidade do Forró os visitantes são recepcionados por uma grande fogueira cenográfica e por um coreto que funciona como palco para apresentações de trios de forró pé-de-serra. À esquerda, a Vila dos Artesãos reúne uma diversidade de produtos confeccionados por artesãs locais, com destaque para o grupo Belas Artes, valorizando o artesanato e a identidade cultural paraibana.

O percurso inclui ainda a Vila Paraíba, espaço dedicado à apresentação da multiplicidade dos festejos populares do estado, tendo o forró como eixo central. Em frente, a Casa do Forró se apresenta como um memorial cenográfico, formado por diferentes ambientes que homenageiam personalidades nordestinas de várias gerações, com ênfase em artistas paraibanos. De Elba Ramalho ao jogador de futebol Hulk, passando por comediantes, figuras da cultura popular da Paraíba, a cidade cenográfica promove um resgate cultural.

A experiência é completada pela Vila Gastronômica, com um cardápio variado de comidas típicas, além da Ilha Forró Pé na Areia e espaços com DJ de forró, ampliando as opções de vivência cultural durante a visita. A Cidade do Forró foi concebida como um projeto itinerante, com proposta de circular por outras cidades do País, sempre com foco no resgate e na valorização da cultura do forró.

Funcionando como um convite permanente à imersão na cultura nordestina, a Cidade do Forró reforça o posicionamento de João Pessoa como destino turístico que valoriza suas tradições também fora do calendário junino, levando o forró para o centro da programação cultural do verão e do Carnaval.

Sair da versão mobile