Ícone do site O CORREIO DO POVO

Iluminação cênica transforma narrativas e se consolida no Sambódromo após o Carnaval 2026 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Todas as escolas lançaram mão do recurso da iluminação cênica para contar suas histórias. Foto: Marco Terranova

Encerrado o Carnaval 2026, a iluminação cênica do Sambódromo da Marquês de Sapucaí confirma seu papel como elemento essencial na construção artística dos desfiles das escolas de samba. Muito além de iluminar a Avenida, a luz foi utilizada como linguagem, ritmo e narrativa, ampliando o impacto visual e emocional dos enredos apresentados.

Todas as escolas lançaram mão do recurso da iluminação cênica como ferramenta estratégica para contar suas histórias. A tecnologia permitiu marcações precisas, mudanças de temperatura de cor, efeitos dramáticos e valorização de alegorias, fantasias e movimentos coreográficos, transformando cada desfile em um verdadeiro espetáculo imersivo.

Para a diretora de criação da comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis, Verônica Vale, a luz é parte estruturante da concepção artística.

– A iluminação cênica marca cada ponto do espetáculo. A gente desenha e marca a luz em cada momento. A luz faz parte da narrativa. Hoje não se pode pensar na possibilidade de contar um enredo sem utilizar a iluminação cênica como ferramenta.

Segundo ela, a construção do desfile já nasce integrada à concepção luminotécnica, que dialoga com figurinos, cenografia, coreografia e trilha sonora.

– Não é um complemento. É linguagem -, reforça.

A operação especial contou com planejamento técnico e acompanhamento em tempo real, garantindo estabilidade, precisão e segurança ao longo de todos os dias de desfiles. A integração entre criação artística e infraestrutura técnica foi determinante para que os efeitos previstos fossem executados com fidelidade.

O presidente da RioLuz, Rafael Thompson, destacou o avanço estrutural e artístico proporcionado pelo investimento na iluminação cênica:

– A iluminação cênica deixou de ser apenas um recurso técnico e passou a ser ferramenta estratégica na construção do espetáculo. Trabalhamos para garantir uma infraestrutura moderna, estável e capaz de atender às demandas criativas das escolas, contribuindo para que cada enredo seja contado com ainda mais potência e emoção.

Ao longo dos desfiles, a luz ajudou a criar atmosferas, demarcar atos, valorizar transições e potencializar narrativos. Consolidada como ferramenta que agrega valor artístico e técnico ao espetáculo, a iluminação cênica se firma como um dos pilares do Carnaval contemporâneo na Sapucaí.

Categoria:

  • 21 de fevereiro de 2026
  • Marcações: desfile das escolas de samba escolas de samba iluminação cênica Sambódromo

    Sair da versão mobile