Uncategorized

Coordenadoria de Igualdade Racial de João Pessoa participa de debate para avaliar conferência nacional

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa marca presença no cenário nacional ao ser uma das cinco gestões de todo o Brasil selecionadas para participar, na noite desta quarta-feira (1º), de um debate online sobre os desdobramentos da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). A escolha da gestão municipal para integrar o painel reforça a relevância do trabalho desenvolvido na capital paraibana e garante a representatividade do Nordeste na discussão.

A live, intitulada ‘Balanço da V Conapir: Desafios para as políticas PIR no Brasil’, reunirá gestores e especialistas para avaliar a conferência, que ocorreu em Brasília entre os dias 15 e 19 de setembro, após um hiato de mais de sete anos. O encontro nacional foi considerado um marco, especialmente por proporcionar a primeira participação de muitas novas lideranças do movimento negro.

Representando a Capital paraibana, a coordenadora Carla Uedler, que também é advogada, membra do Instituto Juristas Negras e do Black Sisters in Law (BSL) e ex-secretária-geral da Comissão de Combate ao Racismo da OAB/PB (2023/2024), foi convidada para detalhar a implementação de políticas públicas e as propostas aprovadas. “Fomos selecionados para falar sobre nossa perspectiva de avanço na pauta das políticas públicas de promoção da igualdade racial a nível municipal, estadual e nacional”, explicou.

Para a coordenadora, o convite é um reconhecimento do trabalho realizado na cidade. “Receber o convite foi uma honra imensa e, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho coletivo que temos desenvolvido. Ser uma das cinco representações escolhidas, contemplando a diversidade geográfica do País, reforça a importância da nossa atuação enquanto coordenadoria e da força do Nordeste nesse processo de construção de políticas públicas antirracistas”, destacou Carla Uedler.

A expectativa para o debate é alta. Uedler aponta que o evento será uma oportunidade para compartilhar vivências e as propostas que emergiram da conferência. “Mais do que um balanço, esse evento será um momento de reafirmação do nosso compromisso com a luta coletiva, com a reparação histórica e com a construção de um Brasil mais justo, plural e antirracista”, complementou a coordenadora, ressaltando a importância da construção coletiva com apoio nacional, que contará inclusive com a presença de uma assessora do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Além da representante de João Pessoa, o debate contará com a participação de Bianca Pereira (Diretora PIR Tocantins), Camila Lélis (Coordenadora PIR Alfenas-MG), Cláudio Macalé (Ex-Coordenador PIR Mesquita-RJ) e a convidada especial Janaína Fernandes, assessora do MIR, garantindo uma ampla representatividade das diversas regiões do Brasil.

Serviço:

Assunto: Live ‘Balanço da V Conapir: Desafios para as políticas PIR no Brasil’

Data: quarta-feira (1)

Horário: 19h30

Onde assistir: A transmissão será ao vivo e gratuita pelo canal ‘Bricio Fernandes’ no YouTube