NOTÍCIAS

Prefeitura lança o quarto núcleo do programa Acãodemia Carioca, em Bangu – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O programa Acãodemia Carioca é realizado na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), lançou, neste domingo (12/3), o quarto núcleo do programa Acãodemia Carioca, na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu, na Zona Oeste. O primeiro núcleo, inaugurado em fevereiro, no Parcão da Lagoa, é um sucesso e já conta com diversos tutores e pets inscritos. O segundo núcleo fica no Parcão Madureira e o terceiro na Ilha do Governador.

– Essa é a quarta unidade desse projeto. Ontem, inauguramos a da Ilha do Governador e já tínhamos implementado na Lagoa e em Madureira. Queremos expandir ainda mais porque é um projeto que tenho orgulho e mostra o nosso carinho e cuidado com os nossos amigos de quatro patas – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Essa é a primeira iniciativa pública de academias para cães do país. Cada núcleo conta com adestradores para aulas de agility (tipo de atividade física para animais) e veterinários disponíveis duas vezes por semana. Posteriormente, o serviço chegará a outras regiões da cidade.

– O agility é um projeto que traz bem-estar para o animal. Muitas raças de cães precisam de exercícios, e o programa dá visibilidade para isso. Muitas pessoas estão comentando e pretendemos ampliar os núcleos da Acãodemia Carioca pela cidade – disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro.

A proposta da Acãodemia Carioca é colocar os pets para gastar energia – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

 

A proposta da Acãodemia Carioca é colocar os pets para gastar energia, trabalhar agilidade e fazer atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos. Ao fazer exercícios, o animal ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial. As inscrições são presenciais e o tutor deve apresentar a carteira de vacinação do animal em dia. Para saber sobre datas e horários das atividades, acompanhe as redes sociais da SMPDA (@smpda.rio).

– É um projeto super interessante. Movimentar os cachorros, fazê-los se exercitarem. Às vezes os animais só comem e dormem em casa, então esse programa proporciona qualidade de vida para os animais. Vamos levar esse projeto para mais locais da Zona Oeste – declarou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Conscientização de tutores para os dias quentes

O lançamento do programa faz parte do projeto Verão Animal 2023, que apresenta um pacote de campanhas de conscientização. São elas: “Minha pata não tem sola”, que alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias e horários muito quentes; “Carioca legal, recolhe as fezes do seu animal”, sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes; “Adote Um Amigo”, de incentivo à adoção; e “Mutirão do banho” e “Escovão felino”, ambos realizados no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.

 

Prefeitura lança na Ilha do Governador o terceiro núcleo do programa Acãodemia Carioca

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura entrega obras de drenagem na comunidade do Batan, em Realengo

19 de março de 2023

Prefeito visita obras dos programas Casa Carioca, Conjunto Maravilha e Morar Carioca, na Zona Norte 

18 de março de 2023

Guardas municipais do programa Conjunto de Estratégias de Prevenção prendem homem por furto de celular em Copacabana

18 de março de 2023

Praça da Barra da Tijuca recebeu neste sábado mais uma campanha de adesão à coleta seletiva da Comlurb 

18 de março de 2023

Covid-19: Rio inicia na segunda-feira o reforço com a bivalente em todas as pessoas dos grupos prioritários

18 de março de 2023

< Voltar