O atleta busca o seu primeiro pódio nessa competição.
O boxeador olímpico Abner Teixeira estreou, nesta quinta-feira (4), com vitória contra o sérvio Vladan Babic, pela categoria Super Pesados (+92kg), no Campeonato Mundial de Boxe, em Tashkent, no Uzbequistão. Ele, agora, se classificou para as Oitavas de Final e terá como adversário o georgiano Nikolos Begadze, neste domingo (7).
A disputa, que teve início no dia 1 de maio, prossegue até dia 14 de maio, com a participação de outros seis pugilistas brasileiros. São eles: Keno Marley Machado, Michael Douglas Trindade, Luiz Oliveira, Yuri Reis, Wanderson Oliveira e Wanderley Pereira.
Nessa primeira luta, Abner Teixeira foi eficiente na defesa, utilizando-se muito bem dos bloqueios e pêndulos na curta distância, além de deslocamentos e esquivas na meia distância, evitando os ataques do adversário. Já, no ataque, ele foi eficaz nas combinações de retos na cabeça, com ganchos na linha da cintura, em alta velocidade, não dando tempo para reações do sérvio.
“A estreia foi muito boa. Abner é um atleta de muita qualidade e com grande personalidade. Agora, é focar no próximo combate para que ele continue na disputa pelo título mundial e, assim, se aproxime, cada vez mais, das Olimpíadas de Paris”, destaca o professor Vladimir Godoi, da equipe da Lisoboxe (Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais).
Abner Teixeira nasceu em Osasco, mas veio para Sorocaba ainda criança. O seu primeiro contato com o boxe foi aos 13 anos, no projeto social “Boxe – Uma luz para o futuro”, no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia, realizado pela Lisoboxe, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba.
Em 2011, aos 15 anos, por seu interesse e ótimo desempenho na modalidade, Abner passou a integrar o “Atleta do Futuro”, outro projeto da Lisoboxe também apoiado pela Prefeitura, com o objetivo de revelar futuros atletas, envolvendo treinos com pugilistas de alto rendimento da equipe. A partir dali, ele passou a se dedicar e investir na carreira de boxeador, sob o comando do professor Vladimir Godoi.